No dia 17 de maio celebramos o dia de São Pascoal Bailão. Um santo franciscano nascido na Espanha em maio de 1540. Filho de Martinho Bailão e Isabel Jubera recebeu este nome porque nasceu nas festividades de Páscoa.
Embora de família pobre e numerosa, mas fortemente religiosa, Pascoal sofreu forte influência devocional de sua mãe que tinha grande apreço pela Sagrada Eucaristia. Ao longo da sua caminhada Frei Pascoal ficou bastante conhecido como um frade de grande devoção a eucaristia sendo eleito padroeiro de congressos e associações eucarísticas.
Quando criança Pascoal não teve oportunidade de ser alfabetizado vindo aprender a ler em idade mais avançada. Sua maior motivação era poder ler a Sagrada Escritura e poder colocar em prática na sua vida os ensinamentos de Jesus. Aos 18 anos conheceu os freis franciscanos do Convento de Santa Maria de Loreto. Diante de algumas dificuldades não pode ingressar na vida religiosa, mas arrumou um emprego perto do convento, e assim participava das suas atividades e convivia com os frades. Pelas suas atitudes começou a ganhar fama de santidade vindo a vestir o hábito franciscano em fevereiro de 1564.
Seus últimos anos de vida foram dedicados como porteiro e esmoler no Convento de Vila Real em Valência na Espanha. Se tornou um frade muito popular na região por conta da sua humildade sendo procurado constantemente por crianças e pessoas simples. Sua benção era bastante disputada nas portas do convento. Aos 52 anos, durante uma grave enfermidade, acabou falecendo na Espanha no dia de Pentecostes em 1592. Entre as histórias pitorescas que se contam a respeito do santo, conta-se que na missa, durante as suas exéquias o santo com o corpo já enrijecido na capela, ao chegar o momento de elevar o cálice, seus olhos milagrosamente se abriram para que contemplasse pela última vez Jesus eucarístico.
São Pascoal é padroeiro do nosso seminário franciscano localizado na cidade de Três Passos – RS.
Frei Franklin Freitas OFM
Komentarze