A vocação de ser professor

Ser professor é buscar o equilíbrio entre vocação e profissão

A diversidade de vocações e, consequentemente de profissões, oportuniza ao homem, a criatura, interagir com a obra da Criação (Criador), transformando-a em lugar de paz, de equilíbrio, de fraternidade, de serviço, de humanidade, dentre outros. Importante é, através da vocação, ser sensível a tudo o que nos cerca, de sobremaneira ao ser humano. Importante, também é a profissão, pois através dela nos capacitamos a fim de buscar o necessário para o viver e contribuir nos mais diversos setores da comunidade, considerados essenciais.

Farei uma reflexão, neste texto, acerca da vocação e profissão, de ser professora, de quem faço parte, especialmente para a revista FRADEZINHO.

Primeiramente, dizer que as minhas observações não serão científicas, mas pautadas nos valores da família e da comunidade.

Conforme expresso, “Ser professor é buscar o equilíbrio entre vocação e profissão, isto é, gostar de realizar o trabalho, fazê-lo com dedicação, com respeito, ter paixão pelo que faz e colocar-se no lugar do outro. É buscar também a valorização da profissão, uma vez que se trata de um serviço essencial, a formação, a educação.

Creio que, por obra do Criador, temos em nós a “semente” tanto para a vocação quanto para a profissão; cuja opção se desenvolve através de estímulos, motivações, vivências, exemplos, seja familiares, seja na comunidade. Registro aqui que cheguei a ser professora por vocação e profissão, primeiramente, pelo estímulo dos pais; e assim acredito que acontece com a grande maioria das pessoas, em quaisquer outras profissões. É, portanto, imprescindível a motivação e exemplos. Também acredito que a vocação deve ser alimentada diariamente, considerando as transformações temporais, inovações,avanços, tecnologia.... O que nos leva a nos reinventar para manter o equilíbrio.

Como Profissional de Educação tenho vivenciado muitas experiências neste setor, positivas e também negativas, mas o que considero que me mantém esperançosa e fortalecida para continuar acreditando em uma Educação mais séria, comprometida, inclusiva, é ter vocação para professora.

Dizer aos colegas professores, que tanto se dedicam ao ensinar, cuidar, orientar, educar.... Não percamos a paixão pela vocação, mesmo quando nos é retirada a valorização, seja através de baixos salários, seja pelo menosprezo da função, seja pelo desrespeito por parte de muitos alunos.

Não dissociemos a Vocação da Profissão

Vocação é um chamado! Ser professor é uma missão!

Parabéns, professores!!!!!!

Leida Battisti – Professora

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Progresso




13 visualizações

CONTATO

(51) 9 81934117 (WhatsApp)

(51) 9 91333684

SIGA-NOS E ACOMPANHE

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
Logo_Provincial.png

© 2018 Todos os direitos reservados | Ordem dos Frades Menores - Rio Grande do Sul