A vocação do diácono permanente e a sua missão

O diácono permanente é aquele homem que recebe o primeiro grau da ordem sacerdotal. Esta ordem é dividida em três graus: Diaconal, Presbiteral (padre) e Episcopal (bispo). O primeiro grau divide-se em duas partes: Diaconato Transitório (aquele que está a caminho do sacerdócio) e o permanente (aquele que não avança para o segundo grau). Neste caso ele pode ser solteiro ou casado.

A missão do diácono permanente divide-se em três dimensões: Caridade aos pobres e excluídos, Serviço da Palavra, Liturgia (homilia,administrar os sacramentos como batizados e casamentos Também cabe ao diácono a parte administrativa de uma comunidade quando for solicitado pelo bispo local. Mas o que mais se destaca é a Caridade aos excluídos.

O Diácono deve ter um olhar todo especial para as pessoas que estão a margem de uma sociedade. A vocação para o diaconato permanente deve passar pelo discernimento da Igreja, que, como mãe, acolhe aqueles homens dispostos a dedicar a vida ao serviço da igreja e ao povo de Deus. Assim como o sacerdote, o diácono passa por algumas etapas de formação, a primeira etapa é o propedêutico e a segunda é a escola Diaconal, onde se estuda as matérias da Teologia juntamente com algumas matérias da área social.

Sou diácono há onze anos, fui ordenado no mês de agosto de 2009, procuro vivenciar o meu lema diaconal: “Pela Graça de Deus. Em favor de todos.” (Hb2.9) e durante este tempo muitas experiências já vivi (muitos casamentos assistidos e muitos batizados, visitas aos doentes e ajuda aos necessitados), mas nenhuma experiência é igual a outra e sempre coloquei-me a serviço do Reino e da Igreja onde fosse necessário. Atualmente atuo na comunidade Nossa Senhora do Caravaggio (Porto Alegre) e também ajudo nas comunidades da área norte de Porto Alegre. Assim como sou nomeado pelo arcebispo como responsável da Diaconia Santa Isabel onde procuro articular ajuda aos necessitados desta área. Procuro viver a espiritualidade franciscana no meu dia a dia.

Paz e Bem.


Diácono Walter Jr.

Arquidiocese de Porto Alegre




29 visualizações

CONTATO

(51) 9 81934117 (WhatsApp)

(51) 9 91333684

SIGA-NOS E ACOMPANHE

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
Logo_Provincial.png

© 2018 Todos os direitos reservados | Ordem dos Frades Menores - Rio Grande do Sul