Brasil celebrará Ano Vocacional em 2023

Por ocasião do 40º aniversário do primeiro ano temático vocacional proclamado pela CNBB, a 58ª Assembleia Geral da entidade, reunida de forma virtual neste ano de 2021, aprovou a realização do terceiro ano dedicado a esta temática, a ser vivenciado em 2023.

Apresentada pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, a proposta foi votada e aprovada por unanimidade neste segundo dia de Assembleia Geral dos Bispos.

Segundo Dom João Francisco Salm, presidente da comissão e bispo da Diocese de Tubarão (SC), o Ano Vocacional de 2023 dará continuidade a um processo iniciado na celebração do primeiro ano vocacional do Brasil, em 1983, quando a iniciativa "favoreceu e ampliou o reconhecimento de que toda a comunidade cristã é responsável pela animação, cultivo e formações das vocações”, além de muitos outros frutos, como a dinamização dos Serviços de Animação Vocacional, da Pastoral Vocacional e a produção de subsídios sobre o tema das vocações.

O projeto de um novo Ano Vocacional no Brasil foi originado em 2019, durante o 4º Congresso Vocacional do Brasil. Dom João Francisco Salm também destacou uma fala do presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, durante o evento de 2019:

“Sem consciência vocacional, a Igreja não terá o vigor missionário que ela precisa ter”.

Na última vez em que foi celebrada, em 2003, a proposta teve como tema “Batismo, fonte de todas as vocações”.


Fonte: A12.com


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo