CF 2020: Dom e compromisso com os pobres e excluídos

A Campanha da fraternidade sempre teve como foco principal o cuidado com a Vida, no qual, a cada ano do tempo quaresmal, somos convidados a refletir sobre o cuidado da vida Humana e da Vida Ambiental. A partir dessa reflexão desafiadora, o povo de Deus, deve assimilar através das ações concretas, propostas pelo tema da CF, uma forma de tornar-se melhor no que se refere ao compromisso pela vida.

O tema da CF 2020 “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” da parábola do samaritano, em si, não geram muita dificuldade de compreensão pelo fato de todos os cristãos saberem que Jesus foi enviado para fazer as pessoas perceberem e ensinarem que todos somos templos de Deus e que devemos ajudar os que mais precisam. O que gera mais preocupação e reflexão com a CF 2020 é que as pessoas devem ir para a etapa do Agir, realizar o que é pedido por Jesus sobre o cuidado com todos os tipos de vidas existentes.

Diante de muitas realidades focando principalmente as das minorias da sociedade que sofrem desigualdade, seja ela social, racial, econômica, etc, é preciso estarmos atentos às suas necessidades. Foi inculturado ao longo do tempo na sociedade uma desumanização na qual as pessoas não sentem mais compaixão do seu próximo onde cada um quer sobressair mais que o outro, e assim foram esquecendo o verdadeiro valor humano que é, o Ver, ou seja, o olhar para as pessoas que precisam de qualquer tipo de ajuda e ajuda-las.

Assim como na Parábola do Samaritano, no qual, passou duas pessoas, um Sacerdote e um Levita, do lado de um homem que estava caído na estrada todo machucado, simplesmente olharam e fizeram de conta que nada de errado tinha acontecido e lavaram a mão como Pilatos fez, dizendo, “eu não tenho nada a ver com isso”. Do outro lado vem um Samaritano que era considerado um pecador, porém com toda a humildade, mesmo sabendo que era maltratado pelos Judeus, sentiu compaixão da pessoa que estava ferida e a socorreu com todo cuidado e amor ao próximo.

Portanto que a partir da CF 2020 todos possam ter esse olhar do samaritano e o de Jesus Cristo de disponibilizar-se a ajudar a todos os irmãos e irmãs que sofrem, a solucionar seus problemas para que todos possam ter uma vida digna, sem preconceitos ou rejeições por serem diferentes. É através desse olhar e agir mais humano que a sociedade pode tornar-se um mundo melhor.


Evandro Luis Siqueira - Aspirante Franciscano

0 visualização

CONTATO

(51) 9 81934117 (WhatsApp)

(51) 9 91333684

SIGA-NOS E ACOMPANHE

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
Logo_Provincial.png

© 2018 Todos os direitos reservados | Ordem dos Frades Menores - Rio Grande do Sul