Comunidade Ecumênica de Taizé sediou encontro mundial dos franciscanos

Entre os dias 07 e 14 de Julho aconteceu em Taizé, na França, o V Capítulo Under Ten da Ordem dos Frades Menores. Estiveram presentes cerca de 200 frades de 52 nacionalidades representando os franciscanos dos 05 continentes. Do Brasil participaram 18 frades representando as 09 entidades (Províncias e Custódias) que compõe a CFMB. Frei Laerte Reis e Frei Franklin Freitas foram os delegados enviados do RS.


O encontro teve como tema “Frades em diálogo” no contexto da celebração dos 800 anos do encontro entre Francisco e o Sultão Al-Malik al-Kamil. Por este motivo que a sede escolhida para o encontro foi a Comunidade Ecumênica de Taizé fundada pelo Irmão Roger na década de 1940. Esta comunidade acolhe jovens do mundo inteiro, baseados no ecumenismo e na reconciliação, para retiros, encontros e orientações. Durante o capítulo os frades estiveram na presença de 2000 pessoas que lá estavam alojadas ao longo da semana.

Os participantes deste capítulo eram frades de até 10 anos de profissão solene (votos perpétuos) por isso o termo “Under Ten”. Durante o encontro os frades foram convidados a refletir sobre as diversas dimensões do diálogo: consigo mesmo, com Deus, com os irmãos da fraternidade, com as juventudes, com a sociedade, com as pessoas de outras crenças religiosas, etc.

Em sua fala, nosso ministro geral, Frei Michael Perry afirmou que uma das “peças chaves

para a construção e o cuidado essencial da vocação pessoal, e a sobrevivência do carisma de irmãos menores é redescobrir (reiventar), uma qualidade de vida fraterna que reconhece o dom de Deus em todos e cada um dos irmãos”. Frei Michael ainda chamou atenção para as “crises vocacionais” que enfrentamos nesta fase da caminhada religiosa consagrada e a importância de confiar e dialogar com os irmãos.

O Irmão Alois Loeser, prior da comunidade ecumênica de Taizé, ressaltou a importância de São Francisco e sua influência na vida do Irmão Roger ao fundar a comunidade. Irmão Alois chegou a ressaltar que “uma comunhão visível entre todos que amam Cristo pode concretizar-se somente se colocamos no coração de nossa vida o perdão e a reconciliação”.


O secretário geral para a formação e estudos, Frei Cesare Vaiani, chamou a atenção para as dificuldades do diálogo na vida fraterna acentuando o diálogo como um dos grandes valores cultivados por Francisco. A pobreza de espirito deve ser medida no diálogo com os outros e não em relação aos bens materiais.

Além de poder conversar com as diversas juventudes que lá estavam , ao longo da semana, os frades também tiveram a oportunidade de se reunir em pequenos grupos (linguísticos) para partilha de vida e troca de experiências a partir da temática do diálogo.

0 visualização

CONTATO

(51) 9 81934117 (WhatsApp)

(51) 9 91333684

SIGA-NOS E ACOMPANHE

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
Logo_Provincial.png

© 2018 Todos os direitos reservados | Ordem dos Frades Menores - Rio Grande do Sul