Contexto histórico e social que nasceu São Francisco de Assis

Ao falar em seu itinerário espiritual é importante verificar o contexto histórico e sócio cultural em que viveu e se desenvolveu Francisco de Assis. Homem de seu tempo e lugar, cuja graça do Senhor o alcançou formando-o de modo a torna-lo um santo que viveu a mística cristã da maneira mais profunda e autêntica, ou seja, observando o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pelo século XIII a unidade do Sacro Império Romano Germânico se desmantelava e não se sustentava mais o modelo feudal de sociedade. Nas regiões europeias com acesso pelo Mediterrâneo, sobretudo, vigorava um novo modelo de organização social, as ditas Comunas, constituídas pelas novas classes dos artesãos e comerciantes.

As Comunas organizadas em uma dinâmica urbana e economia monetária própria, geraram novos delineamentos éticos e religiosos nos emergentes Estados Nacionais que por sua vez afastavam-se da língua latina tanto na vida pública como literária, formando-se as identidades próprias de cada lugar já fora da órbita monárquica, que havia sido a força civilizadora no auto período Medieval.

Neste contexto nasceu Francisco entre fins de 1181 e início do ano 1182 na cidade de Assis, região da Úmbria, filho do comerciante Pedro Bernardone. Sua mãe o batizou com o nome João, mas ao voltar seu pai de uma viagem de negócios à França, impôs o nome de Francisco.

Entre o feudalismo e a comuna, o império unitário e o surgimento das nações, entre a língua culta e a língua vulgar, nasceu Francisco encarnando as mais típicas características de um burguês de Assis. Não sabia ele que além de se tornar um marco histórico na vida da Igreja, Francisco se tornaria um expoente na sociedade de então, deixando sólidas contribuições para a civilização do Ocidente.


(Continua)


Mauricio Ferreira da Silva – Vocacionado Franciscano




12 visualizações

CONTATO

(51) 9 81934117 (WhatsApp)

(51) 9 91333684

SIGA-NOS E ACOMPANHE

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
Logo_Provincial.png

© 2018 Todos os direitos reservados | Ordem dos Frades Menores - Rio Grande do Sul