Neste mês de outubro em que celebramos o mês missionário convidamos alguns irmãos da nossa província para relatar, em poucas palavras, a sua experiência missionária fora do nosso território provincial:
Frei Cláudio missionário na Itália
Paz e Bem! Sou Frei Cláudio André Lottermann, doutorando em Filosofia na Pontifícia
Universidade Antonianum de Roma, na Itália. Grande parte do meu tempo dedico aos estudos e às pesquisas em filosofia e em outras áreas. Encaro o estudo como uma atividade missionária. Pesquisar, procurar conhecer mais sobre Deus e seu Reino, a espiritualidade franciscana, o mundo e o ser humano, para depois passar o pouco do que sei às demais pessoas, acredito que também faça parte da minha missão como cristão e frade menor.
Além do estudo, exerço outras atividades. Como ministro ordenado, ajudo nos finais de semana em algumas paróquias aqui na Itália, presidindo a Missa e na celebração de outros sacramentos, bem como no acompanhamento de grupos e visitas às famílias. Procuro me inserir na realidade local, que é caracterizada por uma forte crise das instituições e por uma sociedade fragmentada, mas que não perdeu a sede do divino e a busca por justiça e paz.
A dimensão missionária é fundamental na vida de cada cristão. Jesus foi o missionário por excelência, revelando o rosto misericordioso do Pai e inaugurando a construção do Reino de amor, que é para todas as pessoas e toda a Criação. A missão ad gentes faz parte do carisma franciscano, conforme o mandato de Cristo. Mas, em primeiro lugar, somos convidados a sermos missionários onde nos encontramos e naquilo que fazemos: na família, na Fraternidade, na sociedade. Todos nós batizados no nome de Cristo somos missionários, enviados a viver e a proclamar o Evangelho. Desse modo, é importante que cultivemos sempre essa dimensão, abertos à realidade e à ação do Espírito Santo.
Frei Cláudio André Lottermann OFM
Roma – Itália.
Frei Rodrigo missionário na Terra Santa
Me chamo Frei Rodrigo Machado sou natural de Porto Alegre- Rio Grande do Sul, tenho 34
anos sou membro da Provincial São Francisco de Assis RS. O início da minha caminhada vocacional se deu por meio da arte do Teatro onde tive a possibilidade de conhecer o trabalho dos franciscanos no CPCA na Lomba do Pinheiro. Após este primeiro encontro tocado pelo carisma franciscano entrei no aspirantado em Agudo passando pelo postulantado e noviciado onde tive o primeiro encontro com a Terra Santa. Um frei nos veio visitar e apresentar os freis que iriam ingressar no noviciado da Custodia da Terra Santa. Um desejo missionário que nascia dentro de mim e que não imaginava poder realizar. Esta certeza de pisar com os próprios pés e tocar com as próprias mãos os lugares santos onde Jesus Cristo viveu e realizou sua missão aqui na terra. Após terminar a filosofia tive a graça de ser enviado para Terra Santa onde estou hoje já a 7 anos em missão
Nossa missão na terra santa remonta mais de 800 anos. Esta missão não é só dos frades que ali vivem somente, mas de todos os franciscanos do mundo inteiro. Nós frades aqui temos como missão, em primeiro lugar, cuidar dos lugares da nossa redenção e celebrar os mistérios da nossa fé através da liturgia. Após ter realizado a teologia aqui na terra do quinto evangelho, continuo prestando serviço em nome da província São Francisco de Assis RS como cerimoniário e responsável por todas as celebrações litúrgicas da Custodia da Terra Santa. Um trabalho silencioso e árduo de preparação para cada celebração que realizamos nos mais diversos santuários da terra santa. Nossa presença nesta missão da ordem tem a forte missão de cuidar dos lugares santos em nome da Igreja, acolher os peregrinos e assistir os cristãos locais.
Frei Rodrigo Machado Soares – OFM
Jerusalém – Terra Santa
Comentários