II Sínodo Franciscano para Leigos e Leigas aconteceu em Imigrante

Nos dias 18 e 19 de maio aconteceu no Convento São Boaventura, em Daltro Filho (Imigrante), o II Sínodo Missionário Franciscano para Leigos e Leigas que contou com a presença de 63 lideranças oriundas das presenças, movimentos e serviços que os franciscanos do RS acompanham. Também marcaram presença 08 freis (05 do Secretariado Provincial de Evangelização e Missão e 03 como ouvintes).


No sábado, primeiro dia do Sínodo, ocorreu a celebração de abertura e a recordação da caminhada feita ao longo dos 03 últimos anos: O Sínodo Provincial de 2016, os Sínodos regionais de 2017 e a carta aos Leigos e Leigas franciscanos de 2018. Foram apresentados vídeos e testemunhos dos participantes.

Em seguida foi refletido junto aos participantes o tema do Sínodo que é o mesmo do Capítulo Provincial de Outubro próximo “Fraternidade e Redimensionamento” e o Lema “Vai e reconstrói a minha casa”. Também foi apresentado o processo de redimensionamento que a Ordem dos Frades Menores vem realizando nos últimos anos desde o seu Capítulo Geral em 2009.

Foi apresentado aos delegados sinodais o mapa das presenças e estruturas que a Província São Francisco de Assis tem hoje confrontado com a realidade humana (número de frades) que a província possui. Em 12 anos houve uma significativa diminuição no número de frades. Tanto a nível provincial como da Ordem em geral.


Comparando os relatórios dos Sínodos anteriores é possível identificar os problemas do “clericalismo e do ativismo (correria demasiada)” que o Conselho Plenário da Ordem de 2018 já chamava a atenção. Os próprios delegados sinodais identificaram estes problemas em algumas falas.

Separados em 06 grupos de trabalho os leigos e leigas elencaram quais as prioridades de projetos, a partir do carisma franciscano, que eles mais sentem necessidade em nível local, regional e provincial. A noite foi a vez de partilhar os serviços existentes na província. Paralelo a esse momento os relatores se reuniram para transformar em projetos concretos as reivindicações apresentadas à tarde.




O domingo, dia 19, iniciou com a celebração eucarística e logo após aconteceu a apresentação dos projetos construídos pelo grupo de representantes dos leigos e leigas. Após os debates e ajustes foi instituído um grupo de trabalho que terá a tarefa de aprofundar os projetos indicados e organizar um próximo encontro em 2020 onde será instituído um conselho de leigas e leigos que irá auxiliar o Conselho Provincial de Evangelização e Missão.

0 visualização

CONTATO

(51) 9 81934117 (WhatsApp)

(51) 9 91333684

SIGA-NOS E ACOMPANHE

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
Logo_Provincial.png

© 2018 Todos os direitos reservados | Ordem dos Frades Menores - Rio Grande do Sul