Nos dias 27 e 28 de maio o Secretariado Provincial para as Missões e Evangelização, promoveu no Convento Franciscano São Boaventura em Imigrante (RS), um encontro dos leigos e leigas que atuam nas presenças franciscanas do RS.
O secretário provincial para as Missões e Evangelização, Frei Armando Mariani OFM, na primeira parte do encontro realizou uma retomada histórica da caminhada sinodal feita pelos leigos e leigas junto a província antes da pandemia. Em 2017 a Província São Francisco de Assis realizou 04 sínodos regionais: Agudo, Horizontina, Porto Alegre e Taquari. Em cada um destes encontros participaram as lideranças regionais das paróquias, pastorais e serviços que contam com a presença dos freis franciscanos. Em 2019 aconteceu um grande sínodo onde foram sistematizadas as reflexões e avaliações trazidas pelos leigos e leigas.
Toda esta caminhada fez parte do processo de escuta para o início do redimensionamento da Província. Nos últimos 03 anos foram restituídas para as dioceses 03 paróquias no RS e uma frente de missão na Amazônia onde participávamos há cerca de 30 anos.
Na segunda parte do encontro, Frei Arno Frelich OFM, refletiu com os participantes a temática dos 800 anos do Presépio de Greccio (Itália) montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. Contextualizando este fato para a espiritualidade franciscana da época, devemos nos perguntar nos dias de hoje: Como vivemos a espiritualidade da encarnação de Jesus Cristo em nossos dias? São Francisco de Assis foi criativo na mensagem do Evangelho junto a montagem do presépio. Que criatividade este gesto nos inspira nos desafios missionários dos novos tempos?
Este encontro foi o primeiro realizado após a pandemia e teve como objetivo retomar a caminhada realizada até então. Há a sugestão de acontecer novamente encontros por regiões, a fim de fortalecer a caminhada conjunta, dando visibilidade a trabalhos e ações que envolvam o carisma franciscano.
Σχόλια