Paróquia São José celebra padroeiro e 80 anos, em São José do Inhacorá/RS

Atualizado: Mar 18

Celebrar esta história é recordar a origem, o princípio, o nascedouro da caminhada de fé vivida por este povo simples e trabalhador, e, transmitida até os dias atuais, de geração a geração. O seu princípio aconteceu com o Decreto de Criação, do então Bispo de Uruguaiana/RS, Dom Hermeto José Pinheiro, a 11 de outubro de 1941. A Paróquia foi confiada aos Padres Franciscanos, sendo que, por alguns meses administrada pelo Pe. Frei Olímpio Reichert, até 22 de dezembro de 1941, quando foi nomeado o 1º Vigário (Pároco), Pe. Frei Tiago Scheffens. Assim até hoje a evangelização está aos cuidados da Ordem dos Frades Menores.

É uma linda história registrada nos arquivos da Paróquia e na memória viva das pessoas. Várias frentes, pastorais, serviços, organizações, tanto religiosas e sociais, ao longo desses oitenta anos, construídas pela Comunidade Paroquial. Hoje contamos com nove comunidades, espaços de celebração e cultivo da fé. Resta-nos aos fiéis desta história, Freis, Irmãs Religiosas e ao Povo de Deus, a gratidão pelo legado deixado. E, a nós, o desafio de manter viva a chama acesa pelos que nos antecederam.

Que, sob a guia do padroeiro São José, Patrono da Igreja Universal, sejamos Comunidades portadoras de fé, paz, amor, alegria e de esperança, perante uma cultura de morte, que cultiva o individualismo, a indiferença, ..., tornando o divino visível e real no humano. Isto é, romper os muros que nos separam, para construir pontes que possam viabilizar o encontro e o diálogo com Deus e com os semelhantes.

Por fim, unamo-nos, neste Ano de São José, onde fazemos memória dos 80 anos de caminhada paroquial, como Povo de Deus, para celebrar a gratidão pelas bênçãos recebidas e pedir a proteção para todas as famílias. Convidamos você e sua família a rezar conosco a solene missa de ação de graças no dia 19 de março, às 19h30min, online pela página no Facebook: @paroquiaSaoJoseSJI.


Frei Carlos Schaefer OFM










214 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo