Rio Grande se prepara para as Missões Franciscanas das Juventudes

Na última sexta-feira, dia 26 de abril, os jovens representantes das comunidades que compõe a Rede de Comunidades São Lucas de Rio Grande se reuniram com o SAV para iniciar a caminhada em preparação a 3ª edição das Missões Franciscanas das Juventudes (MFJ) que ocorrerá em Rio Grande nos dias 21 e 22 de setembro de 2019.


As MFJ estão ligadas ao projeto Gurizada Franciscana. Este projeto iniciado em 2013 contempla a formação e evangelização das juventudes presentes onde os franciscanos atuam. Neste ano de 2019 o projeto está desenvolvendo, em parceria com o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) da CNBB, uma campanha de superação das violências com o slogan “Quem é da paz promove a vida”. Este mesmo slogan será o tema das MFJ 2019 concluindo um triênio missionário com a temática da paz: 2017 na Rede de Comunidades São José de Gravataí “Vai e reconstrói a Paz” e 2019 na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Horizontina “Com Francisco e Clara cultivando a semente da Paz”.

Em Rio Grande serão esperados 150 missionários oriundos de várias partes do RS. O período de inscrição para ser missionário será de 01 de julho á 15 de agosto. As missões são abertas a participação de qualquer jovem católico. Neste ano além de visitas as famílias os jovens missionários serão convidados a visitar centros terapêuticos, asilos, centro dos catadores, pescadores e nos dias 17, 18 e 19 de setembro serão visitadas as escolas com oficinas e debates sobre a “Cultura da Não-Violência”.

Frei Paulo Maia, pároco da Rede de Comunidades São José, recordou que na Assembleia

paroquial em dezembro de 2018 foram dados os primeiros passos internos da organização para recepcionar as juventudes. Juliana Soares, umas das lideranças juvenis da paróquia, acredita que “este será um momento de muita animação e que vai mexer com a juventude da Rede”. Os jovens, a partir das Missões em Horizontina, “começaram a se articular enquanto Rede de Comunidades para o trabalho juvenil, com certeza foi uma experiência marcante para eles essas missões. Assim também esperamos que seja a nossa” recorda ainda Frei Paulo.

Se você é jovem acima dos 14 anos e participante de qualquer comunidade, pastoral ou grupo de jovens católico venha participar conosco das Missões Franciscanas das Juventudes e faça uma significativa experiência de Igreja em saída como nos pede nosso querido papa Francisco. Em breve, aqui no blog, daremos mais informações sobre as missões. Fique ligado! Paz e Bem!

31 visualizações

CONTATO

(51) 9 81934117 (WhatsApp)

(51) 9 91333684

SIGA-NOS E ACOMPANHE

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
Logo_Provincial.png

© 2018 Todos os direitos reservados | Ordem dos Frades Menores - Rio Grande do Sul