Sínodo para leigos das presenças franciscanas acontecerá em Daltro Filho

Os freis franciscanos do RS estão vivenciando o seu ano capitular. Entre os dias 13 e 18 de outubro deste ano acontecerá o Capítulo Provincial, momento em que os freis avaliam e projetam a sua caminhada a partir do seu carisma e em consonância com a caminhada de toda a Ordem dos Frades Menores.


Sínodo de 2016

O tema do capítulo será “Fraternidade e redimensionamento” e o lema “Vai e Reconstrói a minha casa”. Para ajudar as províncias em seu processo capitular a cúria nomeia um frade, que em nome do ministro geral, acompanha a caminhada da província durante este processo. Para acompanhar a nossa província do RS foi nomeado o Frei Sérgio Moura da Província Santo Antônio. Atualmente ele reside no Convento São Francisco em Salvador.

Em março deste ano Frei Sérgio iniciou as visitas nas nossas presenças de atuação. Ele conversa com cada frade e nas paróquias ele também se reúne com as lideranças. Sempre que possível o visitador também conversa com os bispos das dioceses onde os freis atuam.

Como o tema do capítulo é o redimensionamento que toda a Ordem dos Frades Menores vem realizando os frades iniciaram um processo de consulta e avaliação com os leigos no último triênio. Em 2016 aconteceu o primeiro sínodo provincial e em 2017 quatro sínodos regionais. Agora em 2019 será o momento de retomar essa caminhada transformando em projetos concretos todas as sugestões e avaliações feitas pelas lideranças leigas.

Este sínodo também servirá para que as lideranças se atualizem da realidade vivida na

Pátio interno do Convento

Ordem dos Frades Menores a nível global e provincial. Hoje a ordem solicita o enxugamento das presenças franciscanas em vista da qualidade de vida fraterna e da vivência autêntica do carisma. Este é um desafio que os frades estão refletindo e querem contar com o apoio dos leigos nesse processo para chegar no capítulo com as ideias e decisões amadurecidas.

Cada presença onde os freis franciscanos atuam pode enviar até 04 lideranças para participar do sínodo. Estas lideranças devem ler um material que já foi enviado para as presenças e também estarem inteiradas da sua realidade local. O sínodo iniciará as 11:00 h do dia 18 de maio e terminará as 12:00 h do dia 19 de maio. As inscrições irão até o dia 14 de maio. Desde já convidamos a todos para que rezem pela vida e caminhada dos freis franciscanos no RS.

262 visualizações

CONTATO

(51) 9 81934117 (WhatsApp)

(51) 9 91333684

SIGA-NOS E ACOMPANHE

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
Logo_Provincial.png

© 2018 Todos os direitos reservados | Ordem dos Frades Menores - Rio Grande do Sul