Seminário Franciscano São Pascoal em missão na Fazenda Esperança

Nós da fraternidade do Seminário Franciscano São pascoal de Três Passos-RS, estamos nos integrando em atividades na Fazenda Esperança do Braga-RS. Esta instituição é um centro de recuperação de pessoas com dependências químicas. A Fazenda Esperança foi criada pelo Frei Hans Stapel-OFM e pelo leigo Nelson dos Santos, em 1979 no município de Guaratinguetá-SP. Hoje a Fazenda Esperança está em 17 países, compreendendo mais de 180 unidades espalhadas pelo mundo.


Uma destas presenças é no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, município de Braga. No início do ano de 2021, tive a oportunidade de conhecer os irmãos fazendeiros, como com carinho são denominados. A partir da primeira experiência com esta grande família, senti uma linda e admirável espiritualidade que transforma a vida daqueles que ali buscam tratamento baseando-se na fé, no evangelho, que são fundamentos da vida franciscana.


Cada irmão acolhido constitui uma emocionante história de superação. Muitos deles se encontraram no fundo do poço e até chegaram a acreditar que Deus tinha se esquecido deles. Tinham perdido o afeto, o carinho, o amor, a fé, a dignidade de viver. Mas depois de tanto sofrimento hoje estão bem, se restabelecendo e com muita esperança em recuperar tudo aquilo que a dependência os tinha tirado.


Para mim, que sou um jovem seminarista franciscano, esta experiência me proporciona um aprendizado gigantesco. Cada vez que vou até Braga, abro meu coração e coloco-me disposição em conviver, vivenciar, escutar, aprender e ajudar. Sempre retorno ao seminário mais animado em buscar viver o evangelho e colocar minha vida em disposição a ajudar àqueles que mais necessitam.


Continuemos rezando uns pelos outros, em especial as pessoas que lutam pela recuperação dos vícios e também por aquelas que ainda não conseguiram buscar ajuda e tratamento.

Aspirante Liandro Carlotto Schultz




91 visualizações0 comentário