Quem é da Paz
promove a Vida!
Nós, franciscanos do RS, em 2013 iniciamos um projeto de evangelização das juventudes que, a partir do carisma franciscano, contemplasse a cultura do encontro entre os diferentes carismas juvenis presentes em nossos locais de atuação. Este projeto recebeu o nome de Gurizada Franciscana. Hoje ele é aberto à participação de todos os jovens inseridos em qualquer espaço eclesial mesmo que não seja franciscano.
Ao longo destes anos desenvolvemos jornadas de formação, encontrões, missões e semanas de visitação em escolas. Todas as atividades sempre são realizadas pela própria juventude.
A partir da caminhada experienciada junto a Gurizada Franciscana estamos propondo o Projeto/campanha: “Quem é da Paz promove a Vida!” Uma campanha de sensibilização e formação para a cultura da não violência direcionada para adolescentes e jovens juntamente com seus familiares.
Nos últimos anos, especialmente nas redes sociais, testemunhamos a crescente cultura da violência junto às juventudes. Neste contexto julgamos a reflexão, discussão e conscientização sobre este tema urgente e de suma importância. Por vezes acompanhamos certas contradições dos valores cristãos em relação à Vida e o desconhecimento da Doutrina Social da Igreja que visa a construção de uma sociedade justa e fraterna. Não obstante, muitos cristãos, tem defendido o armamento, aborto, morte de pessoas, a xenofobia e muitos outros contra valores que ferem a vida alimentando a cultura da morte e do descartável.
Nossa campanha visa a sensibilização/formação de agentes multiplicadores que possam agir em rede na promoção da Vida e da Cultura da não violência.
Nas oficinas e rodas de conversa procuramos interagir com as juventudes sobre assuntos como: drogas, suicídio, alcoolismo, depressão, aborto, armamento, encarcerados, sexualidade, diálogo inter-religioso, xenofobia e ecologia entre outros. Sempre tendo como pano de fundo os valores evangélicos ensinados por Jesus Cristo. Acreditamos, a exemplo do Papa Francisco, que podemos dialogar com todas as pessoas sensibilizando-as para a cultura da não-violência, promovendo os valores que acreditamos sempre respeitando o ponto de vista daqueles que pensam diferente de nós.
Objetivos do projeto/campanha:
Geral: Promover a cultura da não violência como política de defesa e proteção da vida.
Específicos:
-
Capacitar as juventudes para a cultura da não violência.
-
Conscientizar para a defesa e o respeito da vida.
-
Mobilizar os jovens para ações concretas que promovam a paz e a defesa da vida.
-
Sensibilizar para a não violência em relação ao Cuidado com a Casa comum.
-
Formar agentes multiplicadores da cultura da não violência nas escolas e comunidades.
-
Promover a cultura do encontro como espaço de partilha e aprendizado.
-
Evangelizar as juventudes e famílias a partir dos valores cristãos e da comunhão eclesial.
ATIVIDADES:
-
Oficinas nas escolas usando dinâmicas de cooperação e clipes populares para refletir a cultura da não violência.
-
Rodas de conversa sobre temas específicos junto às juventudes e famílias nas comunidades.
-
Realização de pedágios e pequenas missões de conscientização das juventudes.
-
Parceria com projetos já existentes nas comunidades que visem a cultura da não-violência e o respeito da vida.
-
Capacitação de jovens para a evangelização da juventude encarcerada (específico para trabalho na FASE e outros centros com essa finalidade).
-
Articulação da juventude em rede para a partilha dos projetos e trabalhos realizados a partir dos compromissos assumidos nas atividades participadas.
-
Encontrão de partilha da caminhada feita junto à diocese de Rio Grande com a assessoria de Dom Ricardo Hoepers formado em bioética.
Informações: Frei Franklin Freitas (51) 99133 3684
Email: freifranklinofm@yahoo.com.br