top of page

Ordem Franciscana Secular

A Ordem Franciscana Secular tem suas origens no século XIII, quando leigos manifestaram o desejo de seguir os passos de São Francisco de Assis, seu fundador e fonte de inspiração. No início de sua história vê-se reconhecida pela Igreja como irmãos e irmãs da penitencia. O Papa Gregório IX em 20 de maio de 1221 aprova a primeira Regra “Memoriale Propositi” com a primeira denominação Ordem da Penitência. Em 18 de agosto de 1289 o Papa franciscano Nicolau IV, com a Bula “Supra Montem” reconhecia São Francisco como fundador da Ordem da Penitência e a denominava de Ordem Terceira de São Francisco.

 

 

EVANGELIZAR O MUNDO PELA PAZ E O BEM !

Eis a missão que Francisco confiou á 3ª Ordem. A Ordem Franciscana Secular congrega casais, jovens, adultos, solteiros e viúvos que se tornam franciscanos vivenciando o carisma franciscano de uma forma especial no seio do mundo. Por sua vez, a formação de um franciscano secular compreende de um período de iniciação, de formação inicial e a formação permanente.

Venha ver e conhecer nossos encontros e torne-se você também um franciscano secular:

Fraternidade São José

1º domingo de cada mês ás 14 horas. Na rua São Luis, 494 – Contato: 3223 4232.

Fraternidade Santa Clara

Todas as terças-feiras ás 15 horas Na rua Vicente da Fontoura, 498 – Contato: 3233 3507.

Fraternidade N. Sª dos Anjos da Porciúncula.

1º Sábado de cada mês ás 14 horas.  Na rua S. Luiz com Domingos Crescêncio (Igreja S. Francisco). Bairro Santana. Contato: 3223 3244 ou 3219 5769

Site: ofsporciuncula.blogspot.com

bottom of page