A Vocação Religiosa Franciscana Feminina

Santa Clara nasceu em Assis, na mesma cidade de Francisco, no ano 1194, 12 anos depois de Francisco (1182). Ela era de família rica e nobre, sua mãe era muito religiosa e Clara sempre foi caridosa ajudando aos pobres.

Quando tinha dezoito anos, Santa Clara deixou tudo para seguir Jesus Cristo pobre, humilde e crucificado. Querendo ser como Ele aderiu ao Movimento Franciscano, que estava começando o caminho de pobreza com Francisco de Assis. Na segunda Carta a Inês de Praga, Santa Clara fez uma exortação: “Não perca de vista seu ponto de partida” (2Ctln 11). Apelo que se dirige a todos os franciscanos e franciscanas que desejam viver esse grande ideal de seguimento a Jesus Cristo, numa vida religiosa contemplativa ou numa vida religiosa ativa.

Séculos depois, outra jovem deseja seguir Jesus Cristo como Francisco de Assis. Ao celebrar os 700 anos de morte de São Francisco a jovem Morena de Azevedo e Souza, uma gauchinha, se deixa interpelar pela riqueza deste Carisma Franciscano que ardeu em seu coração. Sonha com uma congregação franciscana nacional e traz este ideal no concreto da vida em terras gaúchas, já em 1928. Esta jovem se torna Madre Clara, fez de seu ideal o sonho que se realiza na vida de outras jovens gaúchas e que se estende a outros estados e países. Em 24 junho deste ano, celebramos 92 anos de vida e missão desta congregação que floresce no seio da Igreja, com um jeito próprio de ser: o Carisma e a espiritualidade Franciscana Aparecida. São chamadas carinhosamente de Aparecidinhas.

O ideal de Madre Clara, e de Frei Pacifico, um frei franciscano capuchinho que a ajudou, desde o início da congregação foi de: ”atender aos mais abandonados, aqueles que não são recebidos nem nos colégios, nem nos orfanatos: os surdos, os mudos, os cegos, doentes, rejeitados em toda parte...” No desafio de manter esta proposta atualizada conforme a realidade da Igreja, a congregação atualiza o carisma na missão de atender os sem vez e sem voz numa vida inculturada.

Nossas casas são chamadas de Betânia lembrando o lugar onde Jesus descansava com os amigos Lazaro, Marta e Maria, e depois se colocava novamente em missão no meio do povo.

Hoje atuamos junto as Escolas de surdos e ouvintes fazendo com que o amor transborde e a educação transforme. Na saúde acolhendo, cuidando e protegendo a vida do nascer até o seu ocaso, superando os desafios e oferecendo uma saúde de qualidade e humanizada. Muitas de nossas Betânias estão no meio do povo nos estados do Rio Grande do Sul, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e além-fronteiras em Guiné Bissau e na Bolívia.

Por isso, você jovem que busca construir um Projeto de Vida de seguimento a Jesus Cristo, com jeito franciscano nacional, o carisma de que falo é capaz de oferecer elementos para que assuma na liberdade esse projeto e possa se realizar profissionalmente e vocacionalmente neste Carisma Franciscano Aparecida.

Eu sou Ir. Adriane Bertoncelli, eu me encantei e me encontrei nesta Congregação, aprendi muito e sou feliz aqui. Por tanto, se você jovem sente o chamado do Senhor para ser consagrada, ser irmã... Não desconsidere este chamado que Jesus te dirige hoje, neste tempo, na sua realidade. Acredite!!! É Ele que te chama! Eu posso te ajudar e te acompanhar te apresentar este Carisma que é apaixonante para quem quer ser feliz como irmã, sendo simples, alegre, acessível junto aos sem vez e sem voz do hoje.

Venha nos conhecer! Coragem, vem ver de perto nossa proposta. Aqui estamos, entre em contato. Ir. Adriane Bertoncelli - Watts (51)997953579 adrianebertoncelli@yahoo.com.

Irmã Adriane Bertoncelli CIFA

54 visualizações

CONTATO

(51) 9 81934117 (WhatsApp)

(51) 9 91333684

SIGA-NOS E ACOMPANHE

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
Logo_Provincial.png

© 2018 Todos os direitos reservados | Ordem dos Frades Menores - Rio Grande do Sul