top of page

FELIZ DIA DAS MÃES

Ao saudarmos, com muita ternura e vigor, todas as mães pela celebração do seu dia, queremos elucidar a seguinte reflexão:

É próprio da natureza humana duma mulher, através da fecundidade do seu ventre, tornar-se genitora duma nova vida. No entanto, simultaneamente, ao gerar um novo ser, toda mulher, revela um significado muito sublime: tornar-se MÃE. Esta sublimidade espelha um rosto divino. Para evidenciar isso, vamos acompanhar uma história, talvez já conhecida, mas muito significativa. Ela circula na mídia e é dum autor desconhecido:

Certa vez, uma criança pronta para nascer, travou o seguinte diálogo com Deus:

Disseram-me que estarei sendo enviada à terra amanhã. Como vou lá, sendo que sou pequena e indefesa?

E Deus respondeu: Entre muitos anjos, escolhi um especial para você. Estará te esperando e tomará conta de ti.

Criança: Mas, me diga, aqui no céu eu não faço nada além de cantar e sorrir, o que é suficiente para eu ser feliz, serei feliz lá?

Deus: seu anjo cantará e sorrirá para você a cada dia, a todo instante, e você sentirá o amor do seu anjo e será muito feliz.

Criança: Como poderei entender quando falarem comigo, se não conheço a língua que as pessoas falam?

Deus: com muita paciência e carinho, seu anjo o ensinará a falar. Criança: E o que falarei quando sentir saudades e quiser falar com o Senhor?

Deus: Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar.

Criança: Eu ouvi que na terra existe muita maldade, quem me protegerá?

Deus: Seu anjo o defenderá, mesmo que arrisque sua própria vida.

Criança: Mas eu serei sempre triste porque não te verei mais. Deus: seu anjo falará sobre mim e lhe ensinará coisas sobre mim.

E nesse momento havia muita paz no céu, mas as vozes da terra já podiam ser ouvidas.

A criança apressada, pediu novamente: Oh! Meu Deus, meu Senhor se eu estiver a ponto de ir agora diga-me, por favor, o nome do meu anjo?

E Deus respondeu com a mais suave das vozes: você chamará seu anjo de MÃE!


Com esta sublimidade revelada em cada mulher ao tornar-se mãe, queremos ainda evocar a figura de Maria. Ela, como mulher, na fecundidade do seu ventre, acolheu, pela ação do Espírito, a semente do Verbo Divino. Assim, tornou-se a Mãe de Deus e Mãe de toda humanidade. São Francisco de Assis cultivava uma devoção toda especial a ela. Neste ensejo, restaurou uma pequenina capela, pobrezinha e abandonada, conhecida como Porciúncula (pequena porção), dedicada a Santa Maria dos Anjos. Confiava a ela a proteção de todos os filhos da Ordem Seráfica. Por isso, assim rezava:


“Santa Virgem Maria, não há mulher nascida no mundo semelhante a vós, filha e serva do Altíssimo Rei e Pai Celestial, Mãe do Santíssimo Senhor Jesus Cristo e esposa do Espírito Santo. Rogai por nós com São Miguel Arcanjo e com todos os anjos e santos do céu, junto ao vosso Santíssimo e Dileto Filho, Senhor e Mestre” Amém (São Francisco - Antífona do Ofício da Paixão do Senhor).




FELIZ DIA DAS MÃES




Frei Blásio Kummer OFM

Pelo Serviço de Animação Vocacional dos Franciscanos no RS

21 visualizações0 comentário
bottom of page