top of page

Irmã Maria Catarina ingressa no noviciado das Irmãs Clarissas em Porto Alegre

Ontem, dia em que celebramos Santa Maria dos Anjos e início da novena de Santa Clara de Assis, o Mosteiro São Damião das Irmãs Clarissas em Porto Alegre celebrou a vestição de uma de suas vocacionadas. Aconteceu a vestimenta da postulante Edivânia, que passou a se chamar, Irmã Maria Catarina de Jesus Crucificado integrando o noviciado da Ordem de Santa Clara.

O ritual da vestição simboliza uma mudança de vida, de estado, além de uma aliança com Jesus, como a celebração de um matrimônio, porém nesse caso o noivo é Jesus Cristo. Durante o ritual da vestição, as vocacionadas aparecem inicialmente para a comunidade externa vestidas de noivas, geralmente na capela externa, no espaço do coro, em seguida seguem para a capela interna, onde passam por um ritual interno, quando a Abadessa corta o cabelo da postulante e a veste com o hábito de Freira, o hábito marrom e um véu branco, a cor do véu a diferencia das irmãs de votos perpétuos, pois estas usam um véu na cor preta.

Este rito também recorda o domingo de ramos de 1212 quando Clara, ao encontrar-se com Francisco e os demais irmãos na Igreja de Santa Maria dos Anjos da Porciúncula, se consagra a Deus dando origem a Ordem de Santa Clara. Nesta ocasião ela usou a sua roupa mais bonita. Recordando tudo isto, as vocacionadas, realizam a troca das roupas mais belas e lindas (como o vestido de noiva) pelas vestes penitenciais (hábito das irmãs clarissas). Simbolismo do despojamento e humildade de Santa Clara.

Que Deus abençoe a vida e missão das Irmãs Clarissas e de modo especial a vocação da noviça Irmã Maria Catarina de Jesus Crucificado.

Endereço e contato das Irmãs Clarissas em Porto Alegre – RS

Mosteiro de São Damião

Rua Vicente da Fontoura, 498 Cep: 90640-000 Porto Alegre – RS Tel.: (51) 3223-4464 E-mail: clarissaspoa@gmail.com





503 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page