top of page

Mês vocacional: Vocação x Profissão

AGOSTO: MÊS VOCACIONAL.


Para uma questão de introdução deva-se acentuar e dizer um pouco o que é o mês vocacional. Ele iniciou na diocese de Santo Ângelo quando era bispo o frei franciscano do Rio Grande do Sul, Cardeal Dom Aloísio Lorscheider. Ele instituiu um mês dedicado para as vocações. Depois esta idéia foi adotada por toda a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) onde foi instituído o mês de agosto como sendo o mês vocacional.

Neste mês, cada domingo, se dá destaque especial a uma vocação específica: no primeiro

domingo se reflete sobre a vocação do padre; no segundo domingo sobre a vocação dos pais e início da semana da família; no terceiro domingo sobre a vocação da vida religiosa (irmãs e freis) e no último a vocação dos leigos. Se houver quinto domingo, neste dia se reflete sobre a vocação do catequista.

A palavra vocação vem do latim vocare = chamar. Todos nós somos chamados por Deus para um estilo de vida. A este chamado devemos dar uma resposta que nos leve a nossa realização e construção de um mundo melhor para todos. Vivemos o chamado que escolhemos por todo o tempo de nossa vida. Ele tem a ver com o nosso ser. Não tem como fonte inspiradora a remuneração.

Há neste sentido três grandes grupos de opções vocacionais para nós católicos: a vida sacerdotal (diácono, padre e bispo). A vida religiosa: ser pessoa que vive em comunidade e professa os votos de pobreza, obediência e castidade e segue a espiritualidade, ou seja, o jeito de viver e seguir Jesus Cristo, do jeito que alguém já viveu (os fundadores (as) das congregações ou institutos religiosos). São os casos dos freis, das irmãs e dos irmãos. E também existe a vocação leiga (casada ou solteira).

Há uma grande confusão entre vocação e profissão. Já falamos da vocação. De contrapartida a profissão tem a ver com trabalho. É o modo como eu vou ganhar o meu sustento para sobreviver. Escolhemos um trabalho. Ele ocupa parte do nosso tempo e também é remunerado: nós ganhamos pago por nosso trabalho. Dentre as profissões poderíamos citar: ser professor, enfermeira, motorista, agricultor, engenheiro, médica, etc. Portanto se pode escolher em ser um pai (vocação) e agricultor (profissão). Ou posso escolher ser uma Irmã (freira) como vocação e ser enfermeira, como profissão, no caso para as meninas.

Sempre digo para as pessoas que a vocação e a profissão mais importante e melhor é aquela que me deixa mais feliz e contribui para tornarem felizes os outros e o mundo

melhor. Mas parece que nem sempre é assim. Muitos os que possuem funções ou cargos dentro de uma comunidade de fé deixam de lado o sentido do serviço e usam a autoridade. A autoridade faz parte do trabalho. Posso ter muita autoridade. O modo como exerço a minha autoridade que dá o qualificativo da dimensão do meu serviço. O valor da autoridade está, sobretudo, no seu bom uso. Nunca deve estar em primeiro lugar o interesse pessoal. Sempre, em todos os serviços ligados a uma comunidade de fé, em primeiro lugar deve estar o meu jeito de servir e ajudar os outros e não o meu status pessoal.

Se você, menino ou menina, quer alguma orientação no sentido vocacional, entre em contato conosco no nosso Seminário Franciscano São Pascoal que fica às margens da BR 468, em Três Passos (RS). Também é possível entrar contato pelo whatss (51) 9 8193 4117. Se você for professor ou professora de alguma escola ou colégio e quiser a presença dos freis franciscanos para um momento de formação, orientação da juventude sobre valores, opções vocacionais e/ou sentido da vida, entre em contato conosco. Também se quiser ter momento integração ou se quiserem vir conhecer nossa casa (seminário) nós teremos a alegria em poder auxiliá-lo. Se você pai e mãe tiverem algum filho que esteja concluindo o Ensino fundamental (09º ano) ou no Ensino Médio e quiser conhecer o nosso Seminário Franciscano para que ele possa vir ser nosso seminarista faça o contato. Será muito legal poder ajudá-lo. Afinal vocação acertada é sinônimo de vida feliz!


Frei Paulo Müller OFM

27 visualizações0 comentário
bottom of page