top of page

Paróquia São Francisco de POA: Igreja em saída em época de pandemia


A Paróquia São Francisco de Assis, de Porto Alegre – RS, uma vez por semana prepara refeições que são distribuídas para moradores em situação de rua. São atendidas em torno de 50 pessoas. Também é distribuído material de higiene e dada a orientação quanto a prevenção ao corona vírus para estas pessoas e para as pessoas assistidas pela Pastoral Social.

Uma motivação para o nosso agir foi a atitude de São Francisco. Ele soube sair fora dos muros da cidade de Assis e ir ao encontro dos leprosos. O Papa Francisco fala em “Igreja em saída”. Creio que o nosso tempo exige isto de nós. Nesse sentido procuramos realizar o que para nós é possível e envolver pessoas e entidades no nosso processo.

Criamos o grupo chamado COVID CHICOPOA do qual participam lideranças da nossa paróquia e da sociedade, que possuem envolvimento na área social. Algumas ações que o grupo se propõe: 1. Mapear os moradores em situação de rua do nosso bairro; 2. Firmar parcerias com as farmácias para conseguir a doação de material de higiene; 3. Elaborar o cartaz para ser colocado nos condomínios e comércios visando recolher material de higiene e alimentos (já temos 10 edifícios confirmados); 4. Fortalecer parcerias com instituições (escola e outras) para encaminhar os alimentos e material de higiene que será doado; 5. Visitar supermercados e/ou minimercados visando conseguir a doação de cestas básicas e/ou alimentos e/ou material de higiene

O pouco que cada um faz significa muito para quem recebe. A nossa paróquia procura fazer a sua parte. Faça você também a sua parte no seu lugar onde vive. Abraço.

Frei Paulo Eduardo Müller OFM

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page