top of page

Ressuscitado por Deus

Ressuscitado por Deus

Ressuscitou! Aleluia!


A morte não pode com Jesus, “Deus ressuscitou Jesus dentre os mortos” (Rm 10,9) no terceiro dia. Porque no terceiro dia? Porque na linguagem bíblica, o terceiro dia, significa o dia decisivo. É o dia que traz a salvação. A ressurreição é real, não é fruto da reflexão ou fantasia dos seus seguidores. Não é o retorno da vida biológica nem a reanimação de um cadáver. É muito mais. Jesus retorna a está vida, mas entra definitivamente na Vida de Deus. Jesus é o mesmo, mas não ode antes. Ele é concreto e real, mas não voltará a convier na Galileia.

Diferente da cultura grega que separa corpo e mente, para os hebreus, o corpo não é simplesmente a parte física ou material de uma pessoa que pode separar-se do espiritual. O corpo, para eles, é a pessoa toda. Com seu mundo de relações e vivencias, com alegrias e sofrimentos. Eles não estão pensando num corpo de carne e ossos, que pode morrer, mas num corpo glorioso. Ele é o “primogênito dentre os mortos” (Cl 1,18), o primeiro a nascer para a vida em Deus. A conclusão que foi se fazendo, é que o mesmo Deus que ressuscitou Jesus, ressuscitará a nós por sua força (1 Cor 6,14).

A Páscoa, sempre é uma mensagem atual:

É um erro procurar o crucificado num sepulcro vazio. Ele não está ali;

Não pertence ao mundo dos mortos;

Ele ressuscitou e está cheio de vida;

Continua animando e guiando os seus seguidores/as;

É preciso seguir seus passos: curando, acolher os excluídos, perdoar os pecadores, defender as mulheres e abençoar as crianças, fazer refeições abertas, entrar nas casas anunciando a Paz, anunciar a bondade de Deus e denunciar o que vai contra a felicidade humana.

Anunciar que o Reno de Deus está próximo, e com Jesus é possível um mundo diferente, mais amável, digno e justo com esperança para todos e todas.



Abençoada e Feliz Páscoa.


Frei Jorge Luís Huppes OFM




81 visualizações0 comentário
bottom of page