top of page

Solidariedade entre as paróquias franciscanas da Grande Porto Alegre

As paróquias franciscanas da Arquidiocese de Porto Alegre há alguns anos tem realizado trabalhos e atividades em conjunto. Especialmente na linha da solidariedade e caridade. A entreajuda nas paróquias Santa Clara, São Francisco de Assis (ambas de POA) e Rede de Comunidades São José de Gravataí já é algo comum não só entre os freis, mas especialmente, entre as lideranças nas formações, celebrações e atividades dos Franciscanos do RS.

Durante a pandemia da Covid 19 não poderia ser diferente. Na última quarta-feira, dia 17 de março, os freis da Paróquia Santa Clara estiveram na Paróquia São Francisco para buscar doações que a comunidade do bairro Santana e arredores arrecadaram.

Segundo o pároco da São Francisco, Frei Paulo Müller, a solidariedade entre as paróquias faz parte do cultivo da dimensão fraterna tão presente no carisma franciscano: “Nós procuramos cultivar entre as paroquias franciscanas este gesto de fraternidade, de partilha e de comunhão. Comunhão de vida, comunhão de projetos e também da partilha daquilo que recebemos. Então procuramos viver essa dimensão da fraternidade entre as paróquias franciscanas aqui de Porto Alegre. Este gesto realizamos hoje, mas é muito comum a partilha de alimentos entre nós por aqui”.

A Paróquia Santa Clara, já antes da pandemia, realiza mensalmente a distribuição de mais de 200 ranchos para algumas famílias da comunidade localizada no bairro Lomba do Pinheiro. Neste tempo de pandemia, o número de pessoas necessitadas de auxílio para se alimentar, aumentou consideravelmente segundo o pároco Frei Orestes Serra. Aqueles que desejam contribuir com alimentos, ou de alguma outra forma, podem contatar a paróquia Santa Clara pelo fone da secretaria paroquial (51) 3319 5875.




42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page