top of page

UNIFRATER celebra 02 anos da nova sede em Estrela e 37 anos de fundação.

No último domingo, dia 04 de outubro, a UNIFRATER (União fraterna Pró-Terra) celebrou junto as festividades de São Francisco dois anos de inauguração da sua nova sede em Linha Delfina – Estrela (RS).

Além dos membros da entidade e pessoas da comunidade também estiveram presentes os freis Jorge Huppes, Gastão Zart e Franklin Freitas. As Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida também estavam presente e apoiam o projeto através de formações franciscanas.

A UNIFRATER é um legado do trabalho de Frei Eugênio Schmidtt que é patrono da entidade e falecido meses após a inauguração da nova sede em Estrela. A entidade foi fundada em 04 de outubro de 1983 com recursos e auxílios dos freis franciscanos e dos padres Jesuítas. Inicialmente a sede era situada em Santo Antônio da Patrulha por conta da realidade agrária da época.

Ao longo destes anos, a UNIFRATER, ajudou muitas famílias a conquistarem um pedaço de terra para se estabelecer e manter o seu sustento. Estas ajudas sempre tiveram como princípios o auxilio fraterno e o cooperativismo.

Em Estrela a entidade conta com 04 hectares de terra onde cerca de 10 famílias realizam produções de hortaliças, frutas e flores. A entidade segue princípios franciscanos de cultivo e relação com a terra. No espaço também acontecem cursos e eventos comunitários.

Durante a celebração membros da diretoria recordaram a história da entidade e a luta do Frei Eugênio pela causa dos colonos e agricultores. Após a missa a confraternização continuou com um coquetel e distribuição de alguns alimentos produzido no local.

O casal Elaine e João Pedro Schimidt, professores aposentados e sobrinhos de Frei Eugênio, estão a frente deste projeto com as demais famílias de Linha Delfina procurando irradiar naquele espaço ações concretas da espiritualidade ecológica que o Papa Francisco tanto pede aos católicos nos documentos Laudato Sí e Querida Amazônia.


Quem tiver interesse em conhecer o endereço da UNIFRATER é:


Rua: João Pedro Mallmann (500 m da Escola Pedro Jorge Schmidt) - Linha Delfina (Estrela - RS).


48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page