top of page

600 anos dos comissariados da Terra Santa

No dia 14 de fevereiro de 1421, o Papa Martinho V publica sua bula “His quae pro ecclesiasticarum”, que se torna o ato de nascimento dos Comissariados da Terra Santa. À distância de 600 anos, no dia 14 de fevereiro de 2021, a Custódia da Terra Santa com os seus 67 Comissariados da Terra Santa festejam esse fato. Bem sabendo que não podia estar em toda a parte do mundo ao mesmo tempo e achando-se em meio aos anos da Reforma, na qual dois temas centrais eram a esmola e a pobreza, os Franciscanos confiaram, inicialmente, aos leigos a responsabilidade de “procurar” o sustento econômico para a Terra Santa: foi assim que nasceu a figura do Procurador, precedente a do Comissário. Apoiados pelo conteúdo das duas bulas papais, no curso dos séculos, os leigos foram, gradualmente, substituídos por Frades franciscanos, a tal ponto de hoje todos os Comissários da Terra Santa serem religiosos nomeados pelo seu Ministro local, após consultar o Custódio da Terra Santa. Desde o início da missão, os Comissariados são um instituto indispensável: são as pontes entre a missão da Terra Santa e as igrejas locais.


CARTA DO PAPA FRANCISCO


Por ocasião do sexto centenário da instituição dos Comissários da Terra Santa, o Papa enviou uma carta autografada ao Custódio da Terra Santa, Fr. Francesco Patton, datada no dia 02 de fevereiro de 2021. Eis o texto da carta do Papa Francisco:


Caro irmão, no próximo dia 14 acontecem os 600 anos da instituição dos Comissariados da Terra Santa por parte do Papa Martinho V. Após todos esses séculos, a missão dos Comissários continua atual: sustentar, promover, valorizar a missão da Custódia da Terra Santa, tornando possível uma rede de relações eclesiais, espirituais e de caridade, que tem como foco a terra em que Jesus viveu. Apoio e abençoo esse precioso serviço e faço votos de que possa ser sempre mais uma semente de fraternidade. A todos vós abençoo de coração e, por favor, não vos esqueçais de rezar por mim.


Fraternalmente, Francisco


Fonte: custodia.org


A Província São Francisco de Assis do Rio Grande do Sul além de ter frades missionários ao longo destes anos trabalhando na Terra Santa, também possui um comissariado que é coordenado pelo Frei Paulo Maia. Contatos e informações com o nosso comissário da Terra Santa podem ser feitos através do email: c.terrasanta@gmail.com ou fone (51) 993068171



33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page